Portal da Polônia

Notícias

  • Poloneses se protegem contra radiação nuclear do Japão

19.03.2011 - Apesar da distância entre Polônia e Japão, os poloneses mantém vivas as memórias sobre o desastre nuclear de Chernobyl (Ucrânia, 1986) e decidiram tomar precauções contra as radiações nucleares japonesas. Em 1986 as autoridades distribuíram um medicamento chamado Lugol, um xarope que contém iodo utilizado como tratamento para a radiação e que está sendo novamente consumido pelos poloneses devido à radiação nuclear proveniente dos reatores japoneses. Farmacêuticos de Varsóvia alegam estar sem estoque de Lugol, mas os médicos alertam que tal medicamento não deve ser consumido sem prévia consulta médica.
Fonte: uk.reuters.com/article/2011/03/19/uk-poland-iodine-idUKTRE72I1R420110319

  • Celebração dos 600 anos da Batalha de Grunwald

O ano de 2010 é um ano excepcional, e desde meados de julho marca o aniversário de 600º aniversário da vitória dos exércitos poloneses e lituanos sobre a Ordem Teutônica. Na Polônia, essa comemoração contará com diversos eventos - desfiles, concertos, festas e simulações de batalhas. O programa deste ano sobre os Dias da Batalha de Grunwald (15-18 julho de 2010) pode ser encontrado aqui. Para ler sobre a batalha de Grunwald, clique [aqui].

  • Tragédia na Polônia

No dia 10/04/2010 o avião do governo polonês caiu no oeste da Rússia próximo à cidade de Smolensk, quando uma comitiva presidencial voava para uma cerimônia em homenagem a poloneses assassinados pela polícia secreta do ditador soviético Josef Stalin em Katyn, durante a 2ª Guerra Mundial. Faleceram o Presidente da República da Polônia Lech Kaczynski, sua esposa Maria Kaczynska e diversos líderes políticos da Polônia. Com isso, novas eleições presidenciais deverão ocorrer no dia 20 de junho, data estabelecida pelo presidente do Parlamento da Polônia, Bronislaw Komorowski. Leia aqui o discurso do Presidente Lech Kaczynski sobre o ocorrido em Katyn.


1 2 3 4

Untitled Document